terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resquícios da medievalidade em Baixa Grande - Bahia

A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. É o período intermédio da divisão clássica da história ocidental em três períodos: A Antiguidade, Idade média e Idade Moderna. A Medievalidade deixou marcos importantíssimos na história da humanidade. Exerceu grande influência em inúmeros aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais.

Dado o exposto, apresentamos os resquícios medievais em Baixa Grande-Ba, através da arquitetura das construções edificadas, pois  possuem características de catedrais do período medieval; sendo elas: A Igreja Matriz (Católica) e A Escola Estadual Plínio Tude de Souza, localizadas na Praça Manoel Ribeiro Soares (Praça Principal).



A Capela Nossa Senhora da Conceição, foi construída a pedido de dona Ana (Donana) Ribeiro Soares, que ao manifestar seu desejo de construir uma capela naquela baixa grande, logo foi atendida pelo seu filho mais velho, Manuel Ribeiro Soares; que providenciou tudo para que a capela fosse construída no ano de 1860, e a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira daquela localidade, viria da França; e, estando a imagem na residência de Dona Ana, (fazenda Cais) a mesma realizou uma procissão como celebração a chegada da “Santa”, de sua residência até a Capela. A capela foi criada e construída pela lei providencial nº 1195 de 26/04/1972. Sendo seu primeiro vigário Antonio Carlos de Ângelo. Depois da morte de Dona Ana seu filho Manuel Ribeiro Soares, muito devoto de Nossa Senhora da Conceição, tirou a imagem de Nossa Senhora das Dores e colocou em seu lugar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que até os dias atuais continua sendo a padroeira da cidade. Nossa Igreja passou por uma reforma que durou 4 meses e foi patrocinada pelo povo de Baixa Grande no ano de 1912, sofreu várias modificações que foi coordenada pelos vigários atuantes daquela época. Preserva-se até os dias atuais a cor creme desde 1975. Atualmente tem como vigários Pe. Jeoval e Pe. Alfredo. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Baixa Grande pertence à diocese de Rui Barbosa BA. Que se faça jus aos fundadores e vigários, leigos e todo povo baixagrandense que deram continuidade a essa obra, exemplificando e dignificando os seus paroquianos. Salve ó “Baixa Grande”.


Prédio Escolar Plínio Tude de Souza, fundado no dia 27/03/1937





Grupo Teatral D' Caras de Baixa Grande/Ba - Vestígio Medieval

Teatro Medieval é marcante do século X ao início do século XV e tem grande influência no século XVI. A princípio são encenados dramas litúrgicos em latim, escritos e representados por membros do clero. Os fiéis participam como figurantes e, mais tarde, como atores e misturam ao latim a língua falada no país. As peças, sobre o ciclo da Páscoa ou da Paixão, são longas, podendo durar vários dias. A partir dos dramas religiosos, formam-se grupos semiprofissionais e leigos, que se apresentam na rua. Os temas ainda são religiosos, mas o texto tem tom popular e inclui situações tiradas do cotidiano.



Grupo Teatral D’Caras

Dia 11 de setembro do ano de 2010 surgiu o Grupo de Teatro D’ Caras que estreitou com a peça Feitiço Atrativo na cidade de Bonito-Ba. Atualmente possui 20 componentes que circula com apresentações por toda região, Chapada Diamantina, Território da Bacia do Jacuípe e em Salvador.
Neste sábado dia 28/08/2012 D’ Caras estará apresentando a peça “Silencio” em Serrolândia-Ba, participando da caravana de Teatro Itinerante.
“Participamos de eventos escolares, campanhas, atividades sociais, religiosas, festas, ponto de cultura e muito mais atividades sociais, culturais, artísticas e educativas”,afirma o diretor geral  Florivaldo Campos.





















  "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". (Charles Chaplin)